notícias,celular,filmes,informática,globo,record,esportes,lançamentos,natal,presentes

12.8.11

O QUADRO "CHEGOU O BLOGUEIRO!" DESTA SEMANA TRAZ UMA MATERIA SOBRE O DESEMPENHO DA PREFEITURA DE ECOPORANGA NO ATUAL PLEITO

     
 ( Eu peço desculpas aos leitores, pelas falhas de ACENTUAÇOES em minhas escritas, pois, o meu teclado nao consegue configurar com a lingua portuguesa.)
========================================
CLIQUE 
 
          Eu cheguei a acompanhar tres mandatos, dos prefeitos: CHICO COLETOR, PEDRO COSTA e, agora, ELIAS DAL'COL.  Consegui diagnosticar as situaçoes e açoes de cada um, durante atuaçao `a frente da Prefeitura Municipal de Ecoporanga. 
          Em Janeiro de 2001 eu vim para Ecoporanga. Logo estava em tramitaçao um concurso publico da Prefeitura. Necessitado... como uma iena no deserto, eu resolvi encarar e me inscrevi no concurso. Procurei o maior numero de vagas oferecidas e fui aprovado. Dormindo num carro velho abandonado no patio do Posto Texaco, muitos brincavam comigo, alertando que a "minha casa" teria de ser removido p/ o pelotao da PM (no Chupaosso). Fui trabalhar de bicos, ciente que naquele dia iria arrumar outro local p/ dormir. `As 18hs. ao retornar do trabalho, fui surpreendido com uma boa noticia...  Edson Dal'col, brincalhao que so´, disse-me:  "Sangue, o pessoal da prefeitura veio atras de voce hoje".  Eu nem havia tomado banho. Rodiei ate´ fronte do bar (interior do posto) e confirmei com o Tiao. Foi maravilhoso!
          Ao tomar posse da prefeitura pude acompanhar os trabalhos dos tres prefeitos mais de pertinho. As conclusoes estao escritas abaixo:
                          
          *Prefeito CHICO COLETOR:    Uma pessoa boa intencionada e de poucas palavras. Um perfil de verdadeiro lider. `As vezes, os olhares do saudoso Coletor dizia o que ele estava pensando ao seu respeito. Uma capacidade enorme de persuadir. Nao transparecia nenhum tipo de fraqueza enquanto governo municipal. Respeitado e admirado ate´ mesmo pela oposiçao. 
          O prefeito Chico Coletor nao fez amigos em Ecoporanga, o que ele fez foi meros e incontrolaveis fanaticos! Pessoas capazes de trabalharem de graça somente p/ nao ve-lo perder eleiçao. Mas o nosso velho Coletor deixou brexas p/ que alimentassem de "balde" seus opositores. Talves seria por isso que, em 2004, quando todas as pesquisas apontavam reeleiçao de seu mandato tudo foi por "agua abaixo". O pleito de Chico Coletor nao satisfaria o interior do municipio. O marco da sua derrota pode ter sido a insatisfaçao com ma´ conservaçao das estradas. O povo sentia-se pouco que meio isolado no interior de Ecoporanga. Daih, um "prato cheio" e recheado, politicamente falando, para a oposiçao!


          Prefeito PEDRO COSTA FILHO parecia realmente o oposto do seu antessessor. A pessoa de Pedro Costa e´ extremamente docil! Muitissimo educado e atencioso. A sua eleiçao começou tumultuada. Insatisfeitos com derrota nas urnas do candidato ao qual liderava as pesquisas, grande parte de militantes espalhavam rumores que Pedro Costa, ainda recem eleito nao haveria de tomar posse, pois, segundo boatos todos que investiram na campanha de Pedro estariam ou haveriam de serem presos. Nada foi provado. Tudo nao passou de suposiçoes.
          Pedro Costa seguiu no governo. Passou investir mais no campo. Conforme sua origem, buscava justamente atender aos pequenos agricultores rurais. Houve muita troca cargos em seu pleito, talvez por esta razao alguns investimentos nao fora bem sucedidos. 
          Apos dois anos de mandato Pedro amadureceu. Passou acompanhar com mais rigor as açoes da prefeitura. Pedro Costa teve que enfrentar todos os seus adversarios politicos nas urnas, e, mesmo com campanha impecavel e bem assessorada foi batido nas Eleiçoes 2008. Mas Pedro Costa e´ sim um homem do bem!

          O atual prefeito de Ecoporanga ELIAS DAL'COL ja´ esta´ na metade do mandato.  Elias e´ velho conhecido na politica. Vereador por pelo menos 3 ou 4 vezes... quando todos achavam que Elias deveria desistir, baixou o espirito do ex presidente Lula e... pimba!  "O GRANDE" e irreverente Elias esta´ no maior cargo politico municipal.
          Lembro-me de quando reuniamos na casa de Jordimar com objetivo de selecionar um candidato do nosso grupo politico (antes da registratura dos candidatos), Elias pediu a palavra e disse:  "Eu farei parte do grupo com a condiçao de ser majoritario, do contrario vou sair sozinho (concorrer)". Eu disse:  "Mas Elias, temos que seguir acatamento do grupo". E ele disse que apoiaria mas sua decisao estava tomada. Eu pensei comigo:  "Vai dar com burros n`agua!"...  Eu estava errado. Daquele grupo sobreviveu apenas a posse de Dr. Willians Mouqui. Elias bancou sua campanha e venceu. 
           Certa feita, eu estava degustando um salgadinho no bar do posto Texaco, justamente no dia que havia caido granizo em Imburana e varias casas tinham sido danificadas Elias aproximou e disse-me:  "Sangue, eu quero ganhar as eleiçoes, por que vou ser um Chico Coletor alegre!  Trabalhar como ele e sorrir sempre".
          Elias "O GRANDE" tomou posse sob disconfiaça de muita gente. Aos poucos, assim como um verdadeiro matuto e "cabra macho" foi conquistando a todos. Hoje, faltando menos da metade da sua gestao Elias Dal'col ja´ e´ referencia de BOM PREFEITO de Ecoporanga. Eu sei que ele pode mais! Nos dois ultimos pleitos antes de Elias, um promovia atençao `a cidade e outro ao interior do municipio. O atual pleito esta´ completo! As estradas estao sendo mantidas em condiçoes dignas. Dezenas de pontes estao sendo recuperadas, e, a maioria refeitas. Acabou com o problema de maquinas, carros, onibus e caminhoes parados no patio da "Fabrica" pela falta de combustivel ou peças. Antes, um caminhao coletor do lixo urbano da cidade teria que terminar uma rota e logo outro grupo de servidores aguardavam o mesmo caminhao p/ começar outra rota, porque varios caminhoes esperavam por peças. Agora, na gestao Elias Dal'col, maquinas, tratores, onibus, caminhoes e carros circulam em perfeito estado com frota quase toda nova.
          Aliança de Elias com o governo do e stado e deputados garantem acesso do povo ecoporanguense aos meios sociais e assistenciais de saude a diversas conquistas, como habitaçao, alimentos, etc.
          Por onde o povo passa tem servidores municipais trabalhando. Na cidade e no interior. Comunidades como Homero Amante, Benedita Monteiro, Vale Encantado e Palmares (Zecabelim) estao tendo atençao antes nunca visto. 
          O povo sabe, o povo ve^!  Me tornei fan de Elias por que eu giro por toda cidade todo dia, "vira e mexe" estou sendo impedido de passar em determinada rua porque esta´ em obras. Dificilmente encontro abutres ou caes abrindo sacolas de lixo. A limpeza urbana e´ a melhor que conheci, aqui ou em outras cidades de onde eu morei, tipo: Rio, Duque de Caxias, Varginha, Brasilia ou Mantenopolis.
          Daqui pra frente Elias pode ate´ se tornar deficiente na admistraçao, mas, eu estou gostando muito do seu governo atual!


          ELIAS  "O GRANDE" !!!

       

2 comentários:

  1. Anônimo20:30

    Você deveria averiguar com mais afinco o mandato do "grande" Elias Dal'Col.
    Não sei se um líder que está ligado à denuncias de irregularidades e esquemas de corrupção pode ser chamado de grande.
    Se você ainda não sabe, te darei uma ajudinha quanto a essa questão. Dá uma olhadinha nessa matéria sobre o seu prefeito:

    http://www.sitebarra.com.br/?p=22496

    Quanto à cidade estar limpa só pode ser piada, né?
    O asfalto está um caos (se é que podemos chamar aquilo de asfalto), o mato cresce por toda a cidade e a entrada de Ecoporanga está vergonhosa, e isso tudo também foi percebido por um amigo meu que sempre ia à cidade há anos atrás, e que voltou novamente em novembro passado na atual gestão do seu "grande" Elias.
    Pelo visto você não morou em Ecoporanga na época em que ela era realmente uma cidade bem cuidada e limpa, e dos três prefeitos citados em sua matéria, isso só ocorreu na gestão do saudoso Chico Coletor.
    Ele, sim, foi, como você bem citou, um grande líder, excelente em sua administração, ética e honestidade, tanto que os contrários à sua gestão na época hoje sentem falta de quando ele era prefeito, inclusive muitos dessa época vez ou outra sondam sua viúva, D. Rute Cecília, para que concorra ao cargo que um dia foi do seu esposo.

    E para terminar minha breve participação, que tal você ler o jornal A Tribuna de segunda-feira, 19/03/2012, para saber que infelizmente Ecoporanga atualmente é o 2º pior município do Estado para se viver, atrás somente de Alto Rio Novo, e que está à beira da falência?
    Cadê o "grande" Elias Dal'Col quando lhe foi necessário administrar o município com liderança, ética e honestidade?
    Como entender uma cidade rica em gado e rochas ornamentais à beira da falência?

    Então, meu caro, antes de "diagnosticar as situações e ações de cada prefeito durante a atuação à frente da Prefeitura" e colocar o seu estimado Elias num patamar onde ele nunca nem chegou perto, faça pelo menos uma breve pesquisa para não sair por aí postando bobagem.

    Até...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:56

    vc conhece so a sede ecoporanga o interior não aconteceu nada para auxiliar o pegueno agricultores e os assentados estradas ficam emterditadas por 90 a 120 dias por 4 vezes no mandato do elias alem de nao apoiar os peguenos agricultores e a popula çÃO do interior.
    entre 3,5 anos de mandato o elias nao atendeu as expetativa dos agricultores e a população do interior com saude,melhores condiçoes de vida nos detritos e o incentivo ao agricultores a porduzir
    então o Pedro do PT e a melhor escolhar para ecoporanga
    em seu mandato elias tevi muita corrupição
    não como vc ainda e prefeito acho que não existe lei no Brasil
    e 13 em 2012

    ResponderExcluir